Uma das ações mais importantes para o deputado Eduardo Sciarra (PR), líder do PSD, em 2013, foi o luta pela continuação das obras do contorno de Cascavel. Mesmo antes da inauguração do trecho oeste em dezembro de 2012, Sciarra iniciou os trabalhos em busca da construção do trecho norte. “Para solucionarmos definitivamente o problema de tráfego no perímetro urbano do município é indispensável a continuidade das obras do contorno rodoviário”, afirmou.
Em maio do ano passado, o deputado solicitou nota técnica ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que reforçou o ofício enviado à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, no qual defendia a inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na nota, o DNIT informou que iniciará o processo para realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).
A obra terá recursos assegurados no Orçamento da União ao ser incorporada ao PAC, o que irá garantir que ela não sofra interrupções e atrasos, além de ter acelerados todos os procedimentos burocráticos”, disse o parlamentar. Ao longo do ano, Sciarra também esteve com o ministro dos Transportes, César Borges, para tratar da inclusão da obra entre as prioridades do PA
O novo trecho rodoviário terá extensão de 14 km, iniciando na intersecção do Contorno Oeste com a BR 467, transpondo a BR 369 e finalizando na BR 277, depois do posto da PRF. O valor estimado para a construção é de R$ 80 milhões.
Nota Técnica – O documento feito pelo DNIT frisou a necessidade da construção do Contorno Norte de Cascavel como elemento fundamental para o ordenamento do tráfego das rodovias que hoje possuem segmentos dentro da área urbana.
O departamento afirma que a confluência de importantes rodovias dentro do município é responsável por congestionamento de longa distância, com grandes repercussões no trânsito local, aumentando tanto o risco de acidentes quanto o tempo de viagem e os custos de transportes aos usuários.
Para o DNIT, a implantação do Contorno Oeste, concluída em 2012, atendeu as regiões Sul e Oeste de Cascavel, com pouco reflexo na Norte, que concentra grande volume de tráfego vindo do Mato Grosso do Sul e Noroeste do Estado.
A nota ainda aponta crescimento do deslocamento na região, devido ao aumento da produção agropecuária e a necessidade de seu escoamento pelo Porto de Paranaguá.
Da Assessoria