Sciarra: Cascavel poderá ter nova Vara Federal em 2014

Representantes de entidades e instituições da sociedade organizada de Cascavel obtiveram do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Tadaaqui Hirose, a garantia de que será instalada durante o próximo ano mais uma Vara Federal na cidade. A nova Vara Criminal se somará aos três foros federais hoje em funcionamento – duas Varas Cíveis e um Juizado Especial.

“Esta é uma demanda da sociedade de Cascavel que vem enfrentando um aumento da criminalidade muito acima da média nacional”, explicou o deputado Eduardo Sciarra (PR), líder do PSD na Câmara. De acordo com ele, a estrutura do poder público tanto de segurança, como judiciária não tem acompanhado a elevação nos índices de violência.

“Houve um deslocamento de facções criminosas e do próprio crime organizado das cidades de fronteira para Cascavel, provocando um acúmulo muito grande de inquéritos policiais e de processos judiciais”, completou Sciarra. Para o presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no município, Juliano Murbach, esse avanço da criminalidade tem sido “nítido nos últimos quatro, cinco anos. O problema é que não houve uma contrapartida do poder público”, avaliou Murbach.

O assunto foi debatido no último dia 8 na sede da Justiça Federal em Curitiba, durante visita do desembargador Tadaaqui Hirose ao Paraná. “É importante que o processo de criação desta Vara seja mais célere, dada a relevância e urgência desta questão”, afirmou Hirose. A criação da nova Vara Criminal de Cascavel depende ainda da aprovação do Conselho de Justiça Federal (CJF) e da apresentação de um projeto de Lei pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao Congresso Nacional.

“Com certeza, vamos fazer o máximo empenho para que o projeto de lei seja aprovado rapidamente na Câmara”, afirmou Sciarra. “Quando a proposta começar a tramitar deveremos mobilizar a bancada paranaense para assegurar a sua votação”, completou. “Tenho certeza que, com esta reunião de hoje, estamos muito mais próximos de melhorar o combate à criminalidade em Cascavel”.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *