Santiago garante apoio de Lobão para indenizar maricultores

O deputado Roberto Santiago (SP), presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), reuniu-se, nessa terça-feira (24), com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir o drama vivido por mais de 60 famílias de maricultores e pescadores do litoral norte de São Paulo, que já perderam mais de cem toneladas do pescado devido ao vazamento de óleo do terminal da Petrobras em São Sebastião.

O ministro garantiu apoio e prometeu reunir-se novamente na próxima semana com o parlamentar e o presidente da Transpetro, Sergio Machado, para encontrarem uma alternativa que permita compensar financeiramente os pescadores. O objetivo é que, em seguida, Santiago promova encontro entre a empresa e marisqueiros na Comissão de Trabalho, para apresentação da solução definitiva.

Em abril, os produtores de pescado entraram com ação contra a Transpetro por conta do vazamento de óleo. A empresa, por sua vez, alega que, segundo laudo técnico, o incidente foi “somente um filme de óleo”. Santiago explica que o marisco tem sabor delicado e sofreu dano irreparável. “Não importa se foi um filme ou um cinturão de óleo ‘aceitável tecnicamente’. Estamos falando de renda familiar, de carga rejeitada pelos restaurantes somente pelo fato de ser produzida na região do vazamento e que atingiu o marisco em sua qualidade. Fato é que não se pode nem se consegue vendê-lo”, encerrou.

O parlamentar cobra uma solução célere para compensar os produtores. “Vira e mexe esse terminal causa prejuízos ambientais e econômicos à população e não apresenta providências com a urgência necessária. Ganham tempo sem dar uma reposta concreta. Temos lutado na busca de alternativas para que essas famílias encontrem seu lugar na economia nacional e queremos indenização imediata”, concluiu.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *