O deputado federal e ex-ministro da Agricultura Reinhold Stephanes (PSD-PR) será o palestrante do terceiro painel do primeiro Global Agribusiness Forum, encontro que reúne nos dias 25 e 26, em São Paulo, líderes, especialistas e representantes da cadeia produtiva agrícola para discutir o tema “Agricultura Globalizada e Sustentável, o Desafio do Crescimento”. O terceiro painel tem como tema “Políticas Públicas para a Agricultura” e início previsto para as 17h.
Além de Stephanes, participam do painel como debatedores Robert Hoff, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos; João Pacheco diretor da Comissão Europeia de Agricultura e Desenvolvimento; e o deputado Arnaldo Jardim. A mediação será feita pelo presidente da Datagro, Plínio Nastari.
O objetivo do evento é debater estratégias e propor soluções de longo prazo para a agricultura mundial. O fórum contará com a participação de vários líderes internacionais. Al Gore, ganhador do Nobel da Paz, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista ambiental é um deles. Além dele, Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos e ex-chefe do Conselho de Economia da Casa Branca; Buce Babcock, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura da Universidade Estadual de Iowa; John Pearce, especialista mundial em mecanização agrícola; e José Manuel Silva-Rodriguez, diretor da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Europeia também participam como palestrantes do evento.
O desafio de alimentar o mundo de forma equilibrada nos próximos anos; novos mercados para o setor de leite e de carnes; políticas públicas que estimulem o crescimento equilibrado e a eficiência; avanços tecnológicos e a expansão da agricultura energética; soluções modernas e competitivas de financiamento; reorganização da citricultura; competitividade no setor de café; desafios e vantagens da mecanização e maior eficiência nas lavouras; novas soluções em logística; e o uso sustentável de recursos naturais na agricultura são alguns dos temas que estarão no centro dos debates.
As discussões do fórum serão compiladas no documento denominado Consenso do Agronegócio. O objetivo é que o texto seja encaminhado a todos os chefes de Estado e CEOs de empresas globais envolvidas na produção de alimentos e commodities agrícolas.
Raquel Sacheto
Assessoria de Imprensa