Produção de champagne avança no interior da Bahia

Deputado José Carlos Araújo (BA) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado José Carlos Araújo (BA) – Foto: Cláudio Araújo

Coordenador setorial da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e seus Derivados, na Bahia, o deputado José Carlos Araújo (BA) destacou os avanços do plantio da fruta, no município de Morro do Chapéu.

Araújo explica que a região, com condições climáticas parecidas a da francesa de Champagne, importa, desde 2010, as uvas estrangeiras e pode ser o único local do mundo a rotular seu vinho com a mesma denominação.

Ele relatou ainda que a parceria entre o governo baiano e as cooperativas da região de Champanhe na França começou há cerca de cinco anos e que as uvas estrangeiras se adaptaram bem ao solo brasileiro.

“Trouxemos contêineres com as mudas de uvas que ficaram em quarentena na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Plantamos, colhemos e já fabricamos um vinho experimental de boa qualidade. Os estrangeiros ficaram encantados e disseram que a uva é tão boa quanto à cultivada lá.”

José Carlos Araújo disse estar confiante na exportação do produto fabricado na Bahia. “Será inédito, porque hoje, bebidas similares fabricadas no Brasil recebem o nome de espumante. Agora vamos ter um produto com o mesmo nome da bebida francesa produzida na Bahia.”

Carola Ribeiro

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *