A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (7), por unanimidade, o Requerimento 400/13, do deputado Junji Abe (SP), para realização de audiência pública para debater a desapropriação de área de 514 hectares na Chácara Santo Ângelo, no Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo.
O objetivo de Junji é destravar o processo de desapropriação da fazenda que se arrasta há mais de 20 anos mesmo tendo parecer favorável do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O deputado pretende trazer para o debate o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; o presidente do Incra, Carlos Guedes de Guedes; e um dirigente da Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba (Aprojur), entidade que representa os chacareiros.
A conclusão do processo de desapropriação, pelo Incra, permitirá o posterior repasse da área de 514 hectares, dentro do programa de reforma agrária do governo, às 414 famílias de agricultores que atuam no local. “Precisamos encerrar o drama desses produtores que convivem com permanentes ameaças de despejo, por conta da demora no injustificável trâmite burocrático de uma providência que já deveria ter sido tomada há tempos”, observou Junji.
Da Assessoria