O deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD/SC) foi designado, na última quarta-feira (6), para ser relator, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, do Projeto de Lei 1023/11, do deputado Esperidião Amin (PP-SC), que concede isenção do pagamento de pedágio a quem comprovar residência permanente ou exercer atividade profissional permanente no município em que se localiza a praça de cobrança da tarifa.
Onofre Agostini adiantou que seu parecer será constitucionalidade da proposta. “Pedágio dentro do perímetro urbano é um absurdo. Os moradores ficam totalmente prejudicados, porque precisam passar pela BR todos os dias e às vezes em diversos horários e têm que pagar. Isso não pode acontecer. Meu voto será pela constitucionalidade do projeto”, afirmou.
A proposta confere ao concessionário da rodovia o direito de reclamar ao poder concedente a revisão da tarifa de pedágio. Segundo o texto, a medida tem o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. Até que haja uma deliberação do poder concedente quanto à manutenção ou revisão das tarifas existentes, a concessionária fica autorizada a não conceder isenção da tarifa.
O projeto tramita em caráter conclusivo na CCJ da Câmara dos Deputados.
Assessoria de imprensa do dep. Onofre Santo Agostini