Municípios do Paraná atingidos pelas enchentes receberão R$ 8,5 milhões para emergências

O deputado Eduardo Sciarra (PR) e o prefeito de Grandes Rios, Antonio Santiago - Foto: Heleno Rezende

O recursos devem atender as ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais nas cidades atingidas por fortes chuvas desde meados de junho. Em reunião com mais de 40 prefeitos do Estado, os ministros Fernando Bezerra (Integração) e Gleise Hoffman (Cada Civil), anunciaram a liberação do valor. “Os prefeitos que já tem o cartão  de pagamento da Defesa Civil terão o recurso disponível na próxima semana. Na sequência, vamos aguardar o encaminhamento das propostas dos municípios para as primeiras ações de reconstrução de pontes, bueiros e eventuais prédios públicos que tenham sido danificados em função das chuvas”, informou o ministro.

O deputado paranaense, Eduardo Sciarra, líder do PSD, esteve presente à reunião e acredita que a medida sana as necessidades emergenciais desses municípios. “Realmente o valor anunciado não atende à todas as necessidades dos municípios atingidos, o que dá menos de R$ 150 mil para cada um. Mas esperamos que o governo federal libere mais recursos para que a normalidade seja instalada novamente nessas cidades”, disse.

Segundo ele, a bancada do Paraná está atenta às questões municipalistas para reforçar a reivindicação da Associação dos Municípios do Estado. “Já encaminhei ao Ministério da Integração uma relação de obras, com as estimativas de recursos necessários para execução.

Para Luiz Sorvos, presidente da Associação dos Municípios do Paraná, é essencial que as autoridades do estado, em nível nacional, possam unir forças para ajudar os municípios. “Tem milhares de pessoas desabrigadas, cidades destruídas e precisamos normalizar essa situação de calamidade que estamos vivendo. Nossas esperanças estão depositadas no governo federal, por meio de seus ministérios”, explicou.

O Paraná contabiliza, até o momento, 79 municípios em situação de emergência por causa das chuvas que vêm acontecendo desde o dia 19 de junho. Os locais que necessitam de recursos para ações emergenciais, como compra de materiais de primeira necessidade, devem enviar Plano de Resposta ao Ministério da Integração Nacional detalhando os custos para execução das ações.

Danielle Arouche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *