A Comissão de Agricultura aprovou, na quarta-feira (25), requerimento para realização de audiência pública que irá debater o Programa Luz Para Todos em Minas Gerais. O deputado Moreira Mendes (RO) solicitou a extensão do convite para a concessionária de Rondônia. Segundo o parlamentar, o programa não atende as necessidades dos produtores rurais do Estado.
“Esse programa é fundamental e tem por objetivo universalizar o acesso à energia elétrica, mas na prática não acontece. Em Rondônia, temos um problema gravíssimo com a não conclusão do Luz para Todos, porque de 18% a 20% das famílias estão sem atendimento do programa. Há um descaso do governo federal com manutenção de investimentos na Eletrobrás, que está quebrada. E o produtor fica com o prejuízo por falhas na distribuição de energia elétrica”, criticou.
Moreira ressaltou que a bancada de Rondônia já realizou duas audiências com os ministérios do Planejamento e de Minas e Energia, Eletrobrás e Incra para cobrar solução para as famílias que estão sem energia elétrica e ainda não foram atendidas pelo programa.
O Luz Para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e foi lançado em 2003 com o intuito de universalizar energia elétrica gratuita para a comunidade rural.
Da Assessoria