O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) solicitou, nesta terça-feira (27), ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, autorização para a liberação de contrato de subvenção de 150 mil toneladas de milho pelo Programa de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). Segundo o parlamentar, a medida é necessária para realinhar o preço do grão em Rondônia.
O secretário autorizou a inclusão de Rondônia no próximo leilão para garantir a liberação da venda e do escoamento do cereal. A operação será efetuada em três etapas de 50 mil toneladas. De acordo com Moreira, isso vai sustentar o preço do produto no estado, onde os produtores estão tendo prejuízo, já que o custo da saca está abaixo do valor de mercado e os produtores não têm como armazenar o milho. “O preço é vil, a saca não paga o custo da produção”, afirmou Moreira.
Geller garantiu ao deputado que, por meio do programa, o governo garante o preço mínimo ao produtor e o escoamento da produção. O secretário lembrou ainda que este ano já foram realizados quatro leilões de apoio ao mercado de milho. “Com o leilão do Pepro, os produtores podem vender o grão e evitar prejuízos”, disse.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rondônia é hoje um dos principais produtores de milho da região Norte. Moreira ressaltou a necessidade de melhorar a competitividade agrícola do estado. “Precisamos aprimorar o plantio e ampliar a produção para evitar que os nossos produtores fiquem no prejuízo por não conseguir vender o milho a preço justo”.
Da Assessoria