Interrupções e quedas de energia na região Norte do país resultaram numa audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia nesta terça-feira (14). O deputado Moreira Mendes (RO) creditou a importância do debate ao exemplificar a realidade enfrentada no seu Estado. Segundo ele, a falta de investimentos em infraestrutura das concessionárias de energia elétrica é a principal causa da baixa qualidade do serviço oferecido à população rondoniense.
“Nós temos energia, mas não temos distribuição. Depois do programa ‘Luz para Todos’, do governo federal, houve um grande avanço no atendimento à zona rural. Eu estimo que 85% das residências rurais, hoje, têm energia. Porém, em muitas regiões, principalmente a urbana, o cidadão mal consegue ligar um eletrodoméstico porque não há manutenção, investimentos e realmente não há estrutura”, afirmou Moreira.
O deputado cobrou respostas do Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), José Moisés Machado. Segundo ele, as fiscalizações corretivas e punitivas estão sendo feitas com frequência em todas as concessionárias na região Norte. “Além disso, estamos com um trabalho de fiscalização preventiva e monitoramento nas empresas. Estamos executando as ações necessárias para a melhoria do serviço da Ceron [Eletrobras Distribuição – Centrais Elétricas de Rondônia]”, acrescentou o superintendente da ANEEL.
A Ceron abrange 52 municípios e 154 localidades para uma população aproximada de 1,6 milhões de habitantes e 512.949 mil clientes. A sede da empresa está localizada em Porto Velho.
Emmanuelle Lamounier
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_moreira_mendes_falta_investimentos_no_setor_energetico_na_regiao_norte_14_05_2013.mp3]