“Todos temos o espírito municipalista, mas sozinhos não conseguimos prosperar”. A afirmação é do deputado Moreira Mendes (RO), líder do PSD, ao destacar que a bancada de Rondônia luta para aprovar o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cobrado durante reunião promovida pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom) nessa quarta-feira (14).
Prefeitos do Estado estavam em Brasília participando da XVII Marcha dos Prefeitos e aproveitaram a oportunidade para expor a pauta de reivindicações da associação aos parlamentares da bancada federal. “Fizeram muito bem em vir, as coisas em Brasília só acontecem com mobilização e pressão. A pauta é legítima e não tenho medo de afirmar que não vamos conseguir resolver todos os problemas. Sou municipalista, luto para aprovar o FPM e rever o pacto federativo, porque entendo que o problema está no município, com os vereadores e prefeitos”, justificou Moreira.
O parlamentar lembrou ainda que em muitos municípios a única fonte de investimento é a emenda parlamentar. “E infelizmente o cobertor é curto, mesmo dividindo não é possível atender a todos. Onde couber nossa participação ficaremos felizes em somar”, concluiu.
Além da pauta da XVII Marcha, os prefeitos da Arom solicitaram ainda a equiparação do valor do programa Minha Casa Minha Vida para os municípios abaixo de 50 mil habitantes; aumento do repasse da merenda e do teto do transporte escolar; entre outras solicitações.
Jaque Bassetto