Membros da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis se reuniram na quarta-feira (23) na Câmara dos Deputados para discutir a redução da tarifa de energia elétrica para os consumidores. O objetivo é reduzir em até 30% o custo que os brasileiros pagam na conta de luz.
De acordo com o deputado Carlos Souza (PSD/AM), que também é membro da Frente e participou do encontro, a diferença média do custo da energia de um estado para o outro é de 201%.
“Infelizmente temos essa disparidade inadequada, isso ocorre porque em determinadas regiões as distribuidoras tem custos mais elevados, uma demanda maior de serviços prestados. No entanto, não é justo que os nossos consumidores paguem essa conta, e é por isso que estamos tentando baratear essas taxas”, observou.
O presidente da Frente, o deputado César Halum (PSD/TO), afirmou que do valor cobrado na conta de energia, 45% são só de tributos e encargos.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 172/2012 que dispõe sobre o regime de cálculo das contribuições sociais PIS/PASEP e COFINS relativas às receitas decorrentes de prestação de serviços de energia elétrica e o PL 3173/2012 que dispõe sobre a extinção da Reserva Global de Reversão e da Conta de Desenvolvimento Energético.
“Ambas as proposições podem diminuir diretamente as tarifas de energia elétrica em todo o Brasil, vamos travar uma luta ferrenha em prol dessa questão”, afirmou Halum.
Carlos Souza informou que um Abaixo-assinado realizado pela Frente solicitando a redução da tarifa pretende recolher mais assinaturas do que o Ficha Limpa.
“É muito importante todos assinarem o Abaixo-assinado, a intenção é recolher milhares de assinaturas para levarmos a Presidente Dilma. É uma causa que merece todo o nosso apoio”, frisou.
O Presidente da ABRADEE – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Nelson Fonseca, também participou do evento.
Mirelly Maria
Assessora de imprensa do dep. Carlos Souza