Um misto de gratidão e superação marcou a solenidade em comemoração dos 55 anos de fundação da Associação Cultural e Assistencial Iwate Kenjinkai do Brasil. A Província japonesa de Iwate fica na região de Tohoku (nordeste do Japão) e, juntamente com as províncias de Aomori, Miyagi e Fukushima (litoral nordeste), foi severamente castigada pelo terremoto seguido de tsunami em 11 de março de 2011, além de sofrer com o vazamento radioativo da usina nuclear de Fukushima. Ao rememorar a tragédia, o deputado Junji Abe (SP) afirmou que “o povo japonês mostrou ao mundo como se reconstrói uma nação”.
Lembrando que o Japão “brindou o planeta com a materialização do significado da palavra superação”, Junji evidenciou o indispensável trabalho das associações de províncias, como a de Iwate, que se desdobraram para conseguir donativos destinados às vítimas da tragédia. “Com a solidariedade da população de todas as nações, mas, particularmente, da brasileira, em menos de três anos, o povo japonês restaurou grande parte das áreas destruídas”, expressou-se o governador de Iwate, Takuya Tasso, que veio ao Brasil para o evento, realizado no domingo (18).
Representando a Câmara dos Deputados, Junji homenageou o governador Takuya Tasso e o presidente da Assembleia de Iwate, Hiroshi Sasaki, com diplomas de honra ao mérito e gratidão pelos relevantes serviços prestados em prol do fortalecimento da amizade da Província de Iwate com o Estado de São Paulo e Brasil e, em especial, da relação bilateral que proporciona ao Brasil e Japão acordos de extrema importância nas áreas comercial, industrial, agrícola, tecnológica e ambiental.
O deputado Walter Ihoshi (SP) também participou da cerimônia.
Da Assessoria