Integrante da Comissão dos Agricultores Endividados, o deputado federal Junji Abe (PSD-SP) disse que tem três sugestões que podem melhorar o texto do Código Florestal, que está para ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
“Córregos com até 10 metros, a recomposição seria de cinco metros; de 10 a 30 metros, a recomposição seria de sete metros e meio e, acima de 15 metros de largura, uma reposição de, por exemplo, de 20 a 30 metros”.
Ainda assim, o parlamentar paulista deseja que “esta recomposição não seria em forma de ônus para esse pequeno produtor”. “Seria do Brasil como um todo por intermédio do Governo fazendo frente a essa recomposição”.
Junji Abe não esconde: “Já fazem meses que estamos extremamente preocupados e intranquilos após a distorção do Código Florestal. Saiu da Câmara de forma satisfatória, mas que foi modificado no Senado”.
Ainda segundo o deputado do PSD, “independente do Código ser vetado ou não, acho que perdemos três princípios básicos: as áreas consolidadas, até quatro módulos e a somatória das APPs da reserva legal”.
Contou que faz parte da Comissão dos Agricultores Endividados. E contou: “Somos milhões e milhões de agricultores. Da maneira como se encontra o texto do Código Florestal, estamos praticamente inviabilizando um milhão de pequenos agricultores”, concluiu.
Da Redação
Ouça a matéria:
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_junji_abe_codigo_florestal.mp3]