O deputado Júlio César (PI) participou, nesta terça-feira (3), da audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) que discutiu propostas da Câmara de Comércio e Indústria do Japão para atrair mais investimentos para o Brasil. Na ocasião, o parlamentar apresentou aos convidados dados sobre a economia brasileira.
Júlio César apontou que, entre os problemas que travam o crescimento da indústria do país estão a alta carga tributária e o alto custo da energia. “No Japão a energia custa menos da metade que no Brasil e a carga tributária gira em torno dos 28% do PIB, enquanto aqui está em 37% e crescendo”, afirmou.
Para o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Japão no Brasil, Thoshifumi Murata, um dos grandes problemas que o Brasil enfrenta, no momento, é a falta de infraestrutura. “É necessário investir em programas que realmente funcionem. Infelizmente, as diretrizes do Programa de Sustentação de Investimentos ainda são muito fracas”, afirmou.
Júlio César, por sua vez, criticou o interesse dos japoneses em investirem em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) no estado de São Paulo. O parlamentar ponderou que o investimento na região de maior concentração de renda do país faria crescer o “abismo social” entre ricos e pobres. “As ZPEs precisam ser descentralizadas para aumentar o investimento em cada estado, principalmente do Nordeste, que tem o PIB mais baixo do Brasil.”
Participaram da audiência o embaixador do Japão no Brasil, Yoshitaka Hoshino, e o presidente e o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Japão no Brasil, respectivamente Thoshifumi Murata e Aiichiro Matsunaga.
Bruna Marques