O deputado Jaime Martins (MG) participou nessa segunda-feira (31), de audiência na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, em Belo Horizonte, que discutiu medidas de segurança e normas no ambiente de trabalho no setor calçadista.
“Foi um encontro de interesses mútuos. Tanto o Ministério do Trabalho, como os empresários, sindicalistas e os poderes públicos têm real interesse na segurança do trabalho e qualificação do setor. Sabemos da sua grandiosidade e é fundamental para a sua competitividade e crescimento, atuar fortemente contra índices de casos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, destacou.
Rinaldo Marinho Costa Lima, diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), afirmou que o trabalho de parceria e apoio aos auditores fiscais do trabalho é fundamental.
“Foi uma reunião produtiva, onde debatemos aspectos de uma efetiva adoção de requisitos de segurança (dispositivos que impeçam o acesso dos trabalhadores às áreas de risco das máquinas), e principalmente, da Norma Regulamentadora 12 (Máquinas e Equipamentos), que diz respeito ao risco dos empregados. Nossa equipe de auditores tem realizado suas visitas e, observamos o interesse do setor calçadista em cumprir a legislação trabalhista. Fico otimista, pois sei do empenho de todos para que a indústria continue crescendo dentro da legislação e sem apresentar nenhum iminente risco aos trabalhadores”, definiu.
Polo Calçadista
Nova Serrana e cidades do entorno, como Perdigão, possuem mais de 1,2 mil indústrias de calçados em atividade. O polo está localizado na região Centro-Oeste de Minas Gerais, às margens da BR-262, a 112 quilômetros de Belo Horizonte e emprega cerca de 20 mil trabalhadores diretos e 22 mil indiretos.
Da Assessoria