As obras de contornos ferroviários das cidades de Carmo do Cajuru, Santo Antônio do Monte e Itaúna foram cobradas, nessa quarta-feira (11), pelo deputado Jaime Martins (MG) em audiência pública promovida pela Comissão de Viação e Transportes (CVT). Durante o encontro, que contou com a presença do ministro dos Transportes, César Borges, Martins falou sobre a resolução 4.131, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que prevê investimentos em trechos ferroviários nas respectivas cidades.
Para o parlamentar, o ministério precisa priorizar os investimentos em ferrovias e acabar com os problemas decorrentes dos traçados existentes em áreas urbanas. “Sou um defensor das ferrovias e sempre atuei no sentido de promover sua expansão. No entanto, é preciso fazer adequações aos modais de transportes. No caso desses municípios, os contornos ferroviários são necessários uma vez que as linhas férreas cortam as cidades em suas áreas centrais. São investimentos importantes e precisamos que sua execução seja realizada de maneira célere”, defendeu.
Em julho deste ano, o Diário Oficial da União publicou a relação dos municípios que receberão investimentos pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em contrapartida à desativação e devolução de trechos ferroviários onde não circulam mais trens.
“Os investimentos que seriam empregados na recuperação dos trechos considerados inviáveis serão revertidos em obras de infraestrutura nos trechos com transporte regular, caso de Carmo do Cajuru, Santo Antônio do Monte, Itaúna. Por isso, cobrei do ministro César Borges e da ANTT a validação das obras dos contornos ferroviários, uma vez que eles são os investimentos corretos, acampados pelas prefeituras locais e com projetos de engenharia, orçamento e cronograma para execução”, detalhou.
Da Assessoria