O deputado federal Ricardo Izar (PSD-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais, conseguiu junto ao presidente do Ibama, Volney Zanardi, que a lista das espécies da fauna silvestre que poderão ser comercializadas não fosse ampliada.
Izar garantiu que continuará atento ao processo que trata do assunto. “Em vez de encorajar a criação de animais silvestres em casa, acredito que o ideal seria incentivar as pessoas a irem até os ambientes naturais somente para observá-los”.
Durante o encontro, o presidente do Ibama informou ao deputado que serão realizadas audiências públicas para tratar do assunto, com a presença da polícia ambiental, profissionais da área e a sociedade civil sobre este tema para que a fauna seja protegida.
Ricardo Izar disse que a tentativa de oficializar o comércio pode, num primeiro momento, visar um maior controle, porém ele é a favor de que o lugar de animal silvestre é na natureza.
A Frente Parlamentar em Defesa dos Animais foi lançada em setembro do ano passado em Brasília e conta com a presença de mais de 200 deputados. “O combate à caça ilegal e ao tráfico de animais silvestres, programas de castração gratuitos em todo país e a proteção aos animais tanto domésticos como selvagens, fazem parte do nosso ideário”.
Da Redação
Assista o vídeo:
[youtube_video id=”bGZXWAQtQgs”]