Com o objetivo de auxiliar o estado de Mato Grosso a atender aos municípios atingidos por enchentes ocasionadas pelo excesso de chuvas, o deputado federal Roberto Dorner apresentou, na última terça-feira (8), a Indicação 5.966/14 ao Poder Executivo, que solicita a liberação de recursos para municípios do estado atingidos pelas intensas chuvas.
Segundo o deputado, os municípios precisam com urgência de recursos para suprir os danos causados na agricultura e na destruição de estradas. “As chuvas alagaram campos agrícolas, ceifando colheitas e trouxeram um prejuízo enorme para a agricultura”, lamentou.
Segundo a Secretaria Nacional de proteção e Defesa Civil, 23 municípios de Mato Grosso estão em situação de emergência em razão das inundações e enxurradas. “Alguns municípios, inclusive, já possuem recursos que precisam apenas da assinatura da presidente Dilma Rousseff para serem liberados”, enfatizou.
A indicação solicita, ainda, ao Ministério da Integração Nacional, a liberação de materiais técnicos com urgência aos municípios. Entre eles estão Ipiranga do Norte, São José dos Quatro Marcos, Nova Olímpia, Reserva do Cabaçal, Colniza, Mirassol D’Oeste, Tapurah e Nova Ubiratã, Itaúba, Barra do Bugres, Nova Guarita, Nova Maringá, Confresa, Terra Nova do Norte, Pontal do Araguaia, Santa Cruz do Xingu e Santa Terezinha. Outros 12 estão em situação de anormalidade – causada pelo surgimento de problemas em decorrência das chuvas. São eles: Nova Canaã do Norte, Carlinda, Juara, Colíder, Juruena, Cotriguaçu, Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Juína, Cáceres, Aripuanã e Sorriso. Os dados são da Defesa Civil do Estado.
Os prejuízos vão desde estradas alagadas e intransitáveis a pontes destruídas, comunidades isoladas e alunos sem aula porque não conseguem chegar até as escolas, que ficam nas comunidades rurais.
Da Assessoria