Em discurso, nessa segunda-feira (18), o vice-líder do PSD, deputado Hugo Napoleão (PI), lamentou os prejuízos que a seca traz para todo o Nordeste e em especiais o Piauí. “A vazão dos poços em Teresina é, no momento, de 150 até 200 metros. Situação nunca vista antes. A cidade deveria ser permanentemente úmida por estar entre dois rios”, afirmou.
Apesar da seca, o parlamentar lembrou que a capital sofre também com dilúvios e enchentes ocasionais e que para isso, há duas soluções: a construção da Barragem de Castelo, no Rio Poti e da Barragem de Milagres, no Município de Santa Cruz dos Milagres. “Ambas visam à contenção das enchentes e o armazenamento de águas para atender as áreas atingidas pela seca”.
Hugo ressaltou que a proposta de construção da Barragem de Milagres é de sua autoria. “A presidente Dilma Rousseff acatou a emenda e a incluiu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.
Para o parlamentar, é preciso que, efetivamente, seja feita a transposição das águas por meio de grandes canais como o existente no Tennessee Valley Authority e na Califórnia, nos Estados Unidos. “Só a transposição das águas se dividindo em canaletas para uso racional será capaz de resolver o problema da seca. Oxalá a transposição das águas do Rio São Francisco fique pronta em 2015 como afirmou o Ministério da Integração Nacional e que chegue ao Piauí”, destacou.
Napoleão também parabenizou a presidente pelo compromisso firmado com o povo nordestino. “Sou de um partido independente, mas quero parabeniza-la pela por realmente cumprir com seu dever para com o Nordeste. Temos a Bolsa Estiagem com a garantia da safra, a operação carro pipa, políticas públicas adequadas como o crédito rural, a negociação das dívidas e a destinação de R$ 9 bilhões para emergência”, finalizou.
Da Redação