O deputado federal Hugo Napoleão (PSD-PI) defendeu nesta segunda-feira (28), durante audiência pública no Tribunal Superior Eleitoral, a manutenção dos números atuais das bancadas federais e estaduais do seu Estado. O deputado argumentou contra o pedido do Amazonas que solicita a redução das bancadas do Piauí e o aumento da bancada do Amazonas tendo como base dados do censo.
Segundo o argumento de Napoleão, a lei 8184-91 diz que para efeitos de contagem de representação parlamentar se usa o censo do ano anterior ao da eleição, ou seja, o ano de 2009 e não o de 2010 que consta na petição do Amazonas e que, por isso, será necessário a realização de um censo em 2013 para definir quantos deputados devem ter as bancadas do Piauí e Amazonas em 2014.
Hugo lembrou ainda que o Piauí tem 217 mil eleitores a mais que o Amazonas e que são os eleitores que definem uma eleição.
O Deputado do PSD lembrou ainda que há 3 anos o Amazonas impetrou uma ação semelhante e que o TSE julgou e manteve irredutível o tamanho da bancada do Piauí.
Também defenderam o Piauí o deputado federal Júlio César do PSD e a deputada estadual Magareth Coêlho, do PP.
Xica Rocha
Assessora de imprensa do dep. Hugo Napoleão