O deputado Homero Pereira (MT), in memoriam, foi homenageado, nesta terça-feira (26), com a medalha Júlio Redecker. O evento de condecoração foi organizado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A medalha é concedida para figuras públicas que tenham realizado trabalhos, ações ou programas que contribuam com o desenvolvimento regional do país.
O líder do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), destacou o papel de Homero. “É uma homenagem que extrapola o partido e o parlamentar. Foi uma figura que teve um papel brilhante em defesa do agronegócio brasileiro. Deixa grande legado e o PSD se sente honrado com a condecoração”.
O legado de Homero também foi lembrado pelas autoridades presentes. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, ressaltaram o comprometimento “incansável” de Homero com o desenvolvimento do setor agropecuário.
Falecido em outubro, após batalha contra o câncer, Homero Pereira dedicou sua vida pública à defesa das atividades rurais e do interior do país. Ele ganhou notoriedade nacional ao presidir a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e ao assumir a vice-presidência da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). O ex-deputado Júlio Redecker, falecido em 2007, foi escolhido patrono da condecoração devido a sua trajetória política voltada para esses mesmos ideais.
Luís Lourenço