Autor do Projeto de Lei 4548/12, que pede a retirada de Goiás da vigência do horário de verão, o deputado Heuler Cruvinel (GO) tem atuado também fora do Congresso para viabilizar essa possibilidade. Na última quarta-feira (9), o parlamentar esteve no Ministério de Minas e Energia, em audiência com o secretário nacional de Energia Elétrica, Ildo Grüdtner, para debater o assunto.
Grudner informou que o maior empecilho para a exclusão de Goiás da abrangência do horário de verão é o fato de que cerca de 2 milhões de pessoas que vivem nas cidades goianas do entorno do DF se deslocam de Goiás para Brasília por dia, em suas atividades de trabalho, principalmente.
“Seria muito penoso para todas estas pessoas terem que acordar mais cedo do que já acordam para irem trabalhar, uma vez que no horário normal este translado muitas vezes ultrapassa uma hora de deslocamento”, reconheceu Heuler.
O deputado lembrou, no entanto, que há uma grande rejeição do horário de verão em todas as regiões do Estado de Goiás, que precisa ser levada em consideração também. “Na Câmara, fomos sensibilizados a apresentar nosso projeto pelas milhares de reclamações que chegavam ao nosso gabinete – e também nos nossos canais na internet e nas redes sociais – contra o horário de verão”. Heuler vai requisitar junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estatísticas detalhadas sobre a economia de energia gerada pelo horário de verão em Goiás.
O projeto foi apensado ao PL 397/07, que propõe o fim do horário de verão em todo o país, e tem seguido tramitação normal na Câmara. Os dois projetos serão analisados, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família, Minas e Energia e de Constituição e Justiça e de Cidadania. “Quando começamos este debate, sabíamos que a tramitação deste tipo de projeto é lenta no Congresso. Por isso buscamos outras alternativas para a exclusão. Temos feito nossa parte, como parlamentar e representante do povo”, afirma o deputado Heuler.
O início do horário de verão está marcado para a meia-noite do dia 20 de outubro e termina no dia 16 de fevereiro de 2014.
Da Assessoria
2 Comentários