Ao participar, nesta quarta-feira (12), de audiência com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Justiça, José Eduardo Cardozo; e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), solicitou ajuda na liberação de mais recursos para dar continuidade aos projetos habitacionais em Porto Velho, que estão paralisados, e garantir moradia às famílias desabrigadas pela cheia do Madeira. “Essa é uma resposta rápida e fácil que o governo pode dar para ajudar essas famílias”, disse Moreira.
Durante o encontro, o parlamentar explicou aos ministros que a ajuda para Rondônia precisa ser dividida em duas partes: a fase do socorro imediato, que segundo ele, está sendo relativamente bem executado; e a preocupação com o pós-enchente, para garantir a reconstrução de pontes, melhorias na infraestrutura e a construção de novas unidades habitacionais. “Precisamos garantir recursos agora para que quando as águas baixarem as obras de reconstrução sejam executadas”, disse.
O parlamentar, que tem se empenhado em ajudar às famílias vítimas da enchente do Rio Madeira, mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião. Ele disse que o ministro se comprometeu em atender o pleito solicitado. “O governo federal está muito preocupado com a situação de Rondônia. O ministro da Casa Civil foi muito solícito e garantiu dar apoio às populações atingidas pelas cheias”, salientou.
Recursos
Além de solicitar os recursos, Moreira conseguiu a liberação de R$ 400 mil, no Ministério da Agricultura, que serão utilizados para recuperação de estradas em áreas rurais, do município de Rolim de Moura. “As estradas vicinais foram bloqueadas por conta da forte chuva, o que tem prejudicado o escoamento da produção agrícola e o acesso às propriedades rurais”, disse.
Da Assessoria