Emenda parlamentar do deputado Guilherme Campos (SP) garantiu o início dos trabalhos de restauração do monumento em homenagem aos heróis da Revolução de 1932, localizado em frente ao Cemitério da Saudade em Campinas. O recurso de R$ 104 mil foi destinado pelo Ministério do Turismo.
O monumento sofrerá várias intervenções para recuperar as características originais e resolver problemas estruturais, como as infiltrações, que formaram diversas manchas na fachada, além da recomposição de partes danificadas. “O monumento tem um grande significado na história da participação de Campinas na Revolução de 32 e nos orgulha muito ver essa restauração se concretizar”, afirmou o deputado.
Inaugurado no dia 9 de julho de 1934, o mausoléu foi criado pelo professor Marcelino Velez para homenagear os 16 combatentes mortos na Revolução de 1932, movimento em defesa da Constituição, que combateu a ditadura do então presidente Getúlio Vargas. A obra de restauração deverá durar pelo menos seis meses.
Guilherme Campos também está apoiando a implantação do Museu da Revolução que irá reunir objetos, documentos e outros artigos relacionados ao movimento. Os líderes do projeto, o tenente Cambuí e o cabo Soares, da Polícia Militar, receberam a primeira doação para integrar o acervo, um capacete usado em combate na solenidade realizada no dia 9 de julho deste ano.
Da Assessoria