Em discurso feito da tribuna da Câmara nesta quarta-feira (19), o deputado Eleuses Paiva, que também é médico, criticou o Sistema Único de Saúde que, segundo disse, não investe adequadamente no tratamento da asma. Revelou que seis pessoas morrem de crise asmática por dia no Brasil.
“Vidas, muitas vidas poderiam ser poupadas se houvesse uma política adequada para o tratamento de doenças extremamente benignas, como uma crise de falta de ar, como uma doença como a asma”.
O deputado do PSD contou que foi realizado ontem na Câmara um evento organizado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia. Foi para discutir uma doença relativamente benigna, que é a asma.
“O mais grave e que de certa forma nos assusta, é que representantes do Ministério da Saúde, pediatras, clínicos, pneumologistas, denúncias de que a medicação e uso pelo Sistema Único de Saúde é totalmente defasada”.
E foi mais além: “Os protocolos datam de 2002. Já se passaram 10 anos que a indústria está incorporando novas tecnologias, novas moléculas, contudo, elas não são introduzidas na rede pública”, concluiu.
Da Redação