Em audiência pública realizada nesta terça-feira (2) pela Comissão de Seguridade Social e Família, o deputado Dr. Paulo César (RJ) defendeu a inclusão de kit, contendo insulina injetável por caneta descartável, na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse kit, com a caneta, já vem com a dosagem segura e certa para o paciente. Não acredito que essa iniciativa vá prejudicar outros programas do SUS”, destacou.
Dr. Paulo César ressaltou que o diabetes é uma patologia que atinge milhões de brasileiros e que mais da metade desses pacientes utilizam a insulina. “Diferente da seringa convencional, onde o diabético pode errar a dose com a auto aplicação, a caneta pode trazer segurança aos usuários que preferem insulina ao invés do comprimido hipoglicemiante oral”. O parlamentar também destacou o benefício para as crianças que não passariam mais pelo constrangimento da seringa.
“Independente do custo, esse é mais um belo programa que o SUS pode implementar para atender diabéticos de todas as classes sociais. Essa caneta faria diferença até para aqueles pacientes que pensam em abandonar o tratamento”, frisou o deputado.
Danielle Marques
[audio:http://psdcamara.org.br/wp-content/uploads/2013/07/02-07-2013-Dr-Paulo-Cesar-defende-caneta-com-insulina-para-diabeticos.mp3|titles=02-07-2013 – Dr Paulo Cesar defende caneta com insulina para diabeticos]