Aprovado, nesta quarta-feira (5), o requerimento de nº 201/12, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), solicitando audiência pública para debater no âmbito da Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público, da Câmara dos Deputados, a crise no polo calçadista da Bahia.
Para ampliar a discussão, o vice-presidente da UGT, deputado Ademir Camilo (PSD-MG), disse que, infelizmente, os altos índices de demissão em massa não ficam apenas por conta do setor de calçados, e não se restringe ao estado da Bahia. Segundo ele, as empresas aéreas também estão em crise. A Webjet, por exemplo, quando adquirida pela Gol linhas aéreas, demitiu cerca de 800 trabalhadores de uma só vez. “A Grandene e a Azaléia dentre outras marcas famosas estão demitindo trabalhadores nos mesmos moldes da Gol”, pontuou o deputado.
Ademir também indagou sobre a contratação de profissionais estrangeiros. “Pior não é só esse aspecto da demissão, mas a existência de projeto que tramita aqui na Casa, para que importar pilotos de diversos países. Isso é um contra censo, e acho que o parlamento brasileiro tem que entrar profundamente nesse caso, convidar e convocar os ministros”.
Com posicionamento contrário a este tipo de contratação, Ademir foi incisivo ao dizer que o governo deve dar garantia e manutenção aos direitos dos trabalhadores já, que “emprego gera renda e renda gera melhoria na qualidade de vida”.
Da Redação