Mirelly Maria
Devido aos sucessivos apagões que vêm ocorrendo na cidade de Manaus (AM), o deputado federal Carlos Souza (PSD/AM), apresentou uma proposta de fiscalização e controle a Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados, requerendo auxílio do Tribunal de Contas da União – TCU para fiscalizar os investimentos da empresa Eletrobrás Amazonas Energia e realizar auditoria operacional com a intenção de verificar o nível de qualidade dos serviços prestados pela Concessionária no estado do Amazonas.
De acordo com o parlamentar o objetivo da proposta é promover auditoria para verificar se as obrigações assumidas pela empresa vêm sendo cumpridas nos termos contratados e se a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) tem exercido com eficácia o seu papel de agência reguladora, inclusive mediante a aplicação de multas à Concessionária por eventuais irregularidades por ela cometidas.
“A cidade de Manaus deixou de ser o principal centro financeiro e econômico da Região Norte para ser a capital do apagão. As interrupções de energia elétrica, que antes ocorriam esporadicamente, viraram uma constante realidade na vida de moradores, empresários e multinacionais da Grande Manaus, prejudicando-os consideravelmente”, observou.
Souza ressalta ainda que a capital não pode ficar à mercê de um caos energético, onde se localiza um importante polo industrial de eletroeletrônicos e veículos sobre duas rodas, fazendo-se necessário que se resolvam urgentemente os graves fatos relatados, que afetam diretamente não só a atividade econômica, mas também a vida de milhares de moradores de Manaus e demais municípios que compõem a Região Metropolitana.
Carlos Souza é titular da Comissão de Minas e Energia e afirma estar confiante na aprovação desta proposta pelo plenário.