A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (12), o requerimento do deputado Dr. Paulo César (PSD-RJ) para realização de audiência pública para debater a proibição, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da comercialização de remédios anorexígenos, que ajudam no emagrecimento. A ideia é focar no Projeto de Lei 2431/11, de autoria do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que quer proibir a Anvisa de fazer esse veto.
“A proibição da produção e comercialização dos medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol e a permissão altamente restritiva para o uso da sibutramina causaram grande insatisfação entre a classe médica do Brasil”, argumentou.
Paulo César lembrou que as sociedades médicas especialistas no assunto contestam o estudo realizado pela Anvisa que levou ao veto. O parlamentar lembrou que é preciso debater o assunto para chegar a uma conclusão e conseguir combater à obesidade.
“Diante dessa grave realidade que é a obesidade, se faz necessário debater melhor esse tema para a realização e execução de políticas publicas adequadas, de modo a garantir a prevenção e tratamento desta patologia, no intuito de minimizar também o impacto socioeconômico para o nosso país”, justificou.
A audiência aguarda definição de data para sua realização.
Da Redação