A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou, nesta quarta-feira (28), o requerimento de audiência pública do presidente do Colegiado, deputado Sérgio Brito (BA), para debater a qualidade dos serviços prestados e os cancelamentos de rotas, na aviação regional brasileira. A solicitação foi subscrita pelo deputado Ricardo Izar (SP).
Sérgio Brito explicou que empresas de aviação regional (Passaredo Transportes Aéreos e Azul Linhas Aéreas) anunciaram cancelamento de voos, no Paraná, o que, segundo o parlamentar, acarreta impactos socioeconômicos para todas as classes sociais.
“Os prejuízos, em especial, para o setor empresarial são enormes. Entre os impactos imediatos do problema, a redução de 50% nas corridas de táxi na região. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Cascavel (Sindetaxi), João Branco, relatou que foram realizados diversos investimentos no aeroporto municipal da Cascavel (PR), fato que aumentou significativamente o número de passageiros. É um contrassenso a redução de rotas”, defendeu Brito.
Foram convidados para a audiência o ex-líder do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), o secretário executivo da Secretaria Nacional de Aviação Civil da Presidência da República, Guilherme Walder Mora, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys e os presidentes da Azul e da Passaredo.
A audiência ainda não tem data agendada.
Carola Ribeiro