“Tenho extrema preocupação com a situação da saúde dos municípios da Baixada Fluminense”, declarou o deputado Felipe Bornier (RJ), em plenário, nessa quinta-feira (7). Ele relatou que esteve reunido, na quarta-feira (6), com os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais) e com os prefeitos dos 11 municípios da região para debater um novo plano de ação para o setor.
“Foi consenso que a melhor proposta é o investimento na ampliação e fortalecimento da atenção básica, por meio da implantação de clínicas da família e da expansão das equipes de saúde da família”, disse.
O parlamentar frisou a contribuição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na elaboração do diagnóstico detalhado com informações sobre as principais doenças da região e as possíveis soluções a curto e médio prazo.
“Eles detalharam também o custo para a implantação de novas unidades, exames e procedimentos, ampliando o acesso de todos aos serviços e ações de saúde. A meta é atingir 70% de cobertura, com a implantação de cerca de 754 equipes até o ano de 2015”, acrescentou.
Ainda segundo o deputado, no mês de dezembro o grupo fará outra reunião para definir ações que melhorem o atendimento na área da saúde.
“Vamos beneficiar muito a população e iniciar o ano de 2014 de forma mais positiva, respeitando quem precisa de um atendimento de saúde melhor para viver”, destacou.
Carola Ribeiro