Após receber contribuições para a nova ferrovia que vai ligar Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), passando pelos municípios da Lapa e Curitiba (PR), o diretor da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Carlos Nascimento, recebeu nessa terça-feira (16) o deputado Eduardo Sciarra (PR), para atualizar informações sobre o traçado, além de apresentar prazos e datas até a licitação da obra.
Com previsão de extensão de 989 quilômetros, atravessando 33 municípios, dos quais 25 estão no Paraná e oito no Mato Grosso do Sul, a nova ferrovia será implantada até 2019. O investimento chega a R$ 7,3 bilhões. De acordo com Nascimento, a audiência pública para apresentar a proposta e o edital deverá acontecer no final de agosto e a licitação do primeiro trecho até o final de setembro. O diretor informou que no trecho de Cascavel à Guarapuava poderá ser aproveitado o leito atual da Ferroeste – Estrada de Ferro Paraná Oeste, a partir de entendimento com o governo do estado, detentor da concessão.
Previsto para uma segunda etapa, o trecho Engenheiro Bley (Lapa)-Paranaguá, terá extensão de 150 quilômetros e atravessará oito municípios, com tempo de implantação estimado em dois anos e custo de R$ 1,5 bilhão. A licitação está programada para acontecer no final de outubro.
“Em cinco anos teremos realizado um sonho antigo. Uma ferrovia com traçado moderno e geometria adequada para velocidades maiores e escoamento da nossa safra, especialmente no oeste do Paraná, vai atrair e desenvolver um novo modelo de negócio”, destacou Sciarra. O deputado afirmou que fará o acompanhamento passo a passo da implantação da obra, essencial para o desenvolvimento do estado.
Danielle Arouche