O deputado Marcos Montes (MG), vice-líder do PSD, presidiu, nessa segunda-feira (29), audiência pública no Triângulo Mineiro que debateu o Projeto de Lei 3.722/12, que revoga o Estatuto do Desarmamento e regulamenta a aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo no país.
Para o parlamentar, a população tem o direito de opinar sobre assuntos que têm impacto direto na sua vida. “Estamos ouvindo o máximo de pessoas, tanto favoráveis quanto contrários à flexibilização, de forma que o relator e os demais integrantes da comissão especial que analisa a proposta possam chegar o mais perto possível do que pretende a sociedade e do que é melhor para o país”, afirmou.
Durante o debate, o delegado Ramon Bucci; o especialista em segurança privada, Íris Nogueira; e o coordenador Regional da Associação dos Oficiais de Justiça de Minas Gerais, Igor Leandro, defenderam a proposta. Para eles, o Estatuto do Desarmamento não produziu os efeitos prometidos, uma vez que a criminalidade aumentou após sua implantação.
Já o coordenador da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Uberaba, Washington Silva; o advogado criminalista, Rubens Correia; e o presidente da Associação dos Praças, Policiais e Bombeiros de Minas Gerais, Willian Alberto de Souza, se pronunciaram contra a flexibilização. Segundo eles, a medida intensificaria a violência nas ruas.
Marcos Montes pretende colocar o relatório final da proposta em votação, na comissão especial, em setembro.
Da Assessoria