Valor Econômico: Só “dilúvio” resolve, diz presidente da ANA

O presidente da ANA, Vicente Andreu, afirmou ontem que somente “um dilúvio” poderá levar o sistema Cantareira à normalidade em 2015. Andreu participou de audiência pública convocada pelo deputado Guilherme Campos (PSD-SP) na Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. Ele defendeu que a população seja informada sobre a necessidade de racionamento imediato algum abastecimento regular no próximo ano.

Andreu afirmou ainda que o volume de chuvas em 2014 na região do sistema Cantareira foi em média 50% abaixo do pior ano de uma série histórica de 84 anos, o que levou à crise hídrica atual. Andreu apresentou números mostrando que hoje o Cantareira estaria 20% abaixo do volume mínimo, se for desconsiderado o uso do volume morto.

Para chegar aos cerca de 20% que os reservatórios tinham em janeiro de 2014 seria necessário chover quase 20% mais que nos anos mais chuvosos da série histórica. Nos dez primeiros dias de novembro não se chegou a 50% do mínimo de chuvas já registrados no mês, o que mantém a tendência de que choverá abaixo do mínimo para os próximos meses.

Em ofício ao Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo, a ANA autorizou ontem o uso da segunda parte do volume morto do Cantareira, “para evitar a descontinuidade do fornecimento de água” nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *