Último Segundo – IG: Plenário realiza sessão e prazo de defesa de Dilma começa a ser contado

A partir desta sexta-feira passa a ser contado o prazo de dez sessões de petista para apresentar defesa de impeachment

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados – 17.03.2016 Deputados oposicionistas celebram instalação de comissão de impeachment, na quinta-feira

O Plenário da Câmara dos Deputados realizou sessão de debates na manhã desta sexta-feira (18), dando início à contagem do prazo para que Dilma Rousseff se defenda do processo que busca sua cassação na Casa.

A partir de agora, a presidente da República tem prazo de dez sessões do Plenário para a apresentação de sua defesa. Na véspera, foi instalada a comissão especial da Câmara que analisará o pedido de impeachment de Dilma feito pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr. e pela advogada Janaína Pachoal.

O líder do PSD na Câmara, deputado Rogério Rosso (DF), é o presidente da comissão. O relator é o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO).

Rosso tem 47 anos, é advogado e músico. Foi governador do Distrito Federal, secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico do DF, presidente da Companhia de Planejamento do DF e administrador da cidade de Ceilândia.

Arantes, que está no seu sexto mandato consecutivo como deputado federal, tem 64 anos e é cirurgião-dentista. Já foi vereador, vice-prefeito de Goiânia, secretário de Saúde, presidente de empresas e conselheiro do Atlético Clube Goianiense.

A partir do momento em que a presidente apresentar sua defesa, que pode ser de dez dias úteis pela velocidade com que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já afirmou pretender dar ao processo, a comissão terá cinco dias para votar parecer favorável ou não ao prosseguimento da ação de impeachment.

Se a comissão, composta por 65 deputados, der voto defendendo o processo, o texto segue para Plenário, onde precisa ser aprovado por 2/3 dos 513 parlamentares para seguir ao SenadoFederal.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *