O Ibovespa ganhou mais um motivo para avançar nesta terça-feira (29) após o PMDB oficializar sua saída do governo da presidente Dilma Rousseff. Com a decisão, peemedebistas devem entregar os cargos que ocupam na esfera federal.
A saída do partido do governo federal — que foi tomada pelo diretório nacional, em uma reunião coordenada pelo senador Romero Jucá — deve enfraquecer ainda mais o governo e aumentar as chances do impeachment da petista, hipótese que atribui ainda mais apetite ao risco aos agentes locais.
O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo se consolidou em terreno positivo a partir das declarações do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e da fala da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Janet Yellen.
Yellen disse que os riscos globais não devem ter um impacto profundo sobre os Estados Unidos, mas que ainda é apropriado que o banco central norte-americano proceda de “forma cautelosa” ao elevar os juros.
Durante participação em audiência pública na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), do Senado Federal, o ministro da Fazenda disse que o governo já tem dados que indicam o início de reequilíbrio das contas públicas e que espera a volta do crescimento em 2017, com manutenção nos anos seguintes.
Para isso, Barbosa espera a aprovação no Congresso Nacional de medidas enviadas pelo Executivo como as mudanças do ajuste fiscal. Além disso, o ministro declarou que se o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) confirmar a tendência, é possível um corte da taxa Selic ainda em 2016.
De acordo com Aldo Moniz, analista da Um Investimentos, “as declarações do ministro mostram que a equipe econômica está um pouco mais à vontade para trabalhar e estabelecer medidas em prol das contas públicas”.
A saída do PMDB da base aliada do governo federal enfraquece o governo petista e aumenta as chances de o impeachment da presidente Dilma sair do papel, o que anima o mercado.
O movimento de saída do PMDB da base governista deu seu primeiro passo na noite de segunda-feira (28) com o pedido de demissão do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Ele foi o primeiro dos sete ministros do PMDB a deixar o governo da presidente Dilma Rousseff.
A expectativa de que outras siglas acompanhem a decisão do PMDB e deixem de fazer parte da base aliada do governo federal também impulsiona o índice doméstico. O PSD liberou seus 31 deputados federais para votarem como quiserem no impeachment. O líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), está afastado do posto para se dedicar à presidência da comissão especial que analisa o pedido de impeachment.
Por volta de 15h14, o Ibovespa avançava 1,38%, a 51.540 pontos. As ações da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE5) subiam 4,50% e 1,66%, respectivamente, enquanto os papéis do Itaú Unibanco (ITUB4) e do Banco do Brasil (BBAS3) tinham alta de 1,92% e 2,28%, nesta ordem.