A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria uma zona de livre comércio do entorno do Distrito Federal começou a tramitar na Câmara Federal. A proposta cria uma área de comércio e indústria livre de impostos em municípios que ficam a até 30km da divisa entre o DF e Goiás.
A matéria será analisada pelas comissões e em seguida votada no Plenário da Câmara dos Deputados. O autor da matéria, deputado federal Rogério Rosso, afirma que a proposta é uma alternativa para impulsionar o desenvolvimento do entorno e do DF.
— Através da atração de empresas limpas, inovadoras, de tecnologia, para essa região, para esses municípios é que nós vamos poder ocupa-los de uma forma organizada, oferecer empregos estruturantes e desenvolver a região porque, hoje, o que existe é uma realidade no Distrito Federal e uma outra realidade bem pior na região do entorno.
O presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Cleber Pires, aprova a criação de uma zona franca e afirma que haverá uma multiplicação de empregos nas unidades da federação.
— Toda e qualquer indústria de médio porte e grande porte têm as subindústrias, o comércio que vivencia daquilo, ao salários que são aplicados, o giro daquela economia que está em volta e a região que é tão carente de emprego e da própria mão de obra qualificada que teria toda uma condição de colocar essas indústrias no meio do povo, que poderia mudar sua vida por completo.