R7: Grupos se mobilizam em Brasília contra o uso de animais em testes de cosméticos

Ato simbólico é realizado na manhã desta quarta-feira, na Câmara dos Deputados

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Animais e as entidades de proteção animal Humane Society International (HSI) e ProAnima (Associação Protetora dos Animais do DF), fazem na manhã desta quarta-feira (23), um ato simbólico em apoio a campanha Liberte-se da Crueldade, que tem como objetivo a proibição nacional de testes em animais para a produção de cosméticos.

Grupos estão na Câmara dos Deputados para tentar convencer o governo a intervir contra os testes e para sensibilizar parlamentares para a defesa da causa. Mais de 180 deputados já assinaram a declaração “Liberte-se da Crueldade”. Os cartazes da declaração estão disponíveis para a assinatura durante a mobilização.

A mobilização ocorre depois que cerca de 150 manifestantes invadiram na noite de quinta-feira (17), a unidade do Instituto Royal de São Roque, localizada no km 56 da rodovia Raposo Tavares, no interior de São Paulo. Ativistas protestavam contra possíveis atividades de crueldade com animais em testes de produtos farmacêuticos realizados pela empresa. Mais de 200 animais foram retirados de laboratório e alguns estavam congelados em nitrogênio.

Segundo a assessoria da Frente Parlamentar, o trabalho contra os testes já vinha sendo feito e agora a expectativa é que ganhe reforço dos parlamentares.

De acordo com a assessoria, o deputado Ricardo Izar, que preside a frente, vai se reunir com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, às 15h desta quarta-feira, para entregar um pedido para que os testes com animais sejam proibidos.

A Humane Society International (HSI) enviou também um relatório ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia, pedindo a proibição no território nacional dos testes em animais para a produção de cosméticos.

A Câmara dos Deputados instalou nesta terça-feira (22) uma comissão externa para apurar as denúncias de maus-tratos contra animais no Instituto Royal em São Roque, no interior de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *