R7: Com empurra-empurra, deputados disputam tempo de exposição na votação do impeachment

Principalmente os parlamentares do ‘baixo-clero’ disputam os microfones

As sessões da abertura do processo de impeachment no plenário da Casa se transformaram em uma oportunidade de exposição para os deputados. Cientes de que as sessões desta sexta (15), sábado (16) e domingo (17) serão acompanhadas pela população e amplamente cobertas pela imprensa, deputados, principalmente os do chamado ‘baixo-clero’, fazem de tudo para garantir o máximo tempo possível de exposição.

Esse raciocínio explica a fila de deputados que se formou às 6h da manhã na porta do plenário, para garantir um bom lugar na lista de inscrições para a sessão de sábado.

Tirando os líderes dos partidos e deputados escolhidos pelas lideranças para falar nesta sexta, cada deputado terá três minutos para falar apenas no sábado. O que eles tentam garantir é estar nas primeiras horas da sessão, uma vez que o interesse pela sessão de sábado deve diminuir ao longo do dia.

A disputa pela lista gerou, além de filas, um empurra-empurra dentro do plenário na hora que a lista oficial era feita. Do lado oposicionista e governista, a ideia era montar a lista de acordo com a prévia que havia sido feita pela ordem de chegada nesta manhã.

Houve reclamações de que a lista não estava sendo feita pela ordem de chegada.

Para aumentar a exposição pessoal, alguns deputados apostaram em vídeos e selfies dentro do plenário e até transmissões ao vivo da sessão.

Nesta sexta, cada partido terá uma hora para falar, e o líder pode dividir esse tempo em até cinco parlamentares. Isso significa que no máximo 125parlamentares, dos 513, falarão nas longas horas de sessão que deve ir até a madrugada.

Alguns partidos preferiram uma forma democrática de distribuir o tempo, caso do PSD (Partido Social Democrático), que fez um sorteio entre os 38 deputados da bancada, conforme explicou o líder do partido, deputado Rogério Rosso (PSD-DF).

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *