O objetivo do deputado Ademir Camilo (PSD-MG) de ver duas cidades do interior de Minas atendidas por uma universidade federal poderá ser alcançado diante da aprovação, por unanimidade, dos projetos de lei (3736/12 e 3737/12) na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, nesta quarta-feira (5). O relator das matérias foi o deputado Roberto Santiago (PSD-SP).
As cidades mineiras de Montes Claros e Teófilo Otoni poderão sediar as universidades que terão por objetivo promover a extensão universitária. Montes Claros está a 418 quilômetros de distância da capital, Belo Horizonte, no norte de Minas e tem uma população de 355.401 mil habitantes, de acordo com o censo de 2010. Já Teófilo Otoni, é conhecida mundialmente como a Capital Mundial das Pedras Preciosas, a cidade é sede da Microrregião Vale do Mucuri.
A proposta ainda será analisada e votada pelas comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação e, finalmente, pela de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como a matéria tem poder conclusivo nas comissões da Casa, em caso de ser aprovada, irá à sanção presidencial.
Da Redação