Ilimar Franco
O comando do setor nuclear
O comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Ferreira, esteve no Ministério de Minas e Energia e vai ao de Ciência e Tecnologia. O almirante de esquadra comentou com o ministro Fernando Coelho que estava satisfeito com os atuais gestores da Eletronuclear. Com Gilberto Kassab, sua intenção é demonstrar interesse em participar da escolha da direção da Nuclep.
Cunha e a nova pauta-bomba
A renúncia pode virar a próxima pauta-bomba do presidente afastado da Câmara. A sucessão de Eduardo Cunha divide a base do governo Temer. O PSDB quer presidir a Casa, embora seu bloco tenha cerca de uma centena de votos. A esquerda está fora do jogo, mas seus cem votos podem dar musculatura a uma candidatura. O centrão, que detém a maioria da Casa, está dividido. Hoje, o nome mais forte dessa frente é o líder do PSD, Rogério Rosso. Mas o líder do PP, Aguinaldo Ribeiro, também trabalha com esse objetivo. O PMDB está tentado repetir o PT e disputar a presidência com uma bancada de 66 deputados.
“O partido do presidente Temer não pode se alinhar nem com o centrão nem com o PSDB. Um nome do PMDB só será viável se agregar a base, se receber o apoio de todos os líderes”
Baleia Rossi, líder do PMDB, sobre a eventual eleição para a presidência da Câmara
Confraternização
O presidente do Senado, Renan Calheiros, enviou ontem convite a todos os senadorespara jantar, na residência oficial, com o ministro Henrique Meirelles. O encontro será terça-feira. Senadores da oposição ainda avaliam se participam ou não.
Dança dos artistas
Lula lançou a candidatura de Jandira Feghali (PCdoB) à prefeitura do Rio. Ela vai enfrentar o candidato do PSB, o senador Romário. Os petistas trabalham para que o craque peça licença do Senado para não votar o impeachment. Assumiria o suplente, João Batista Lemos (PCdoB), que vota para que a presidente afastada, Dilma Rousseff, volte ao poder.
Santificada gazeta
A próxima semana na Câmara repetirá a atual: votação, só na segunda e na terça-feira. Explica-se: esta semana é de São João, e a próxima, das festas de São Pedro. Osparlamentares do Nordeste não podem deixar de ir aonde o seu eleitor está.
A oposição riu
Constrangimento na votação da Lei das Estatais, na terça-feira. Um telão do plenário doSenado exibiu uma imagem com a hashtag #ForaTemer. Era do programa do PSOL. Programas partidários são transmitidos na TV Senado, mas saem do telão assim que começam as sessões de votação.
Lá como aqui
Especializado em política, o site americano Real Clear Politics publicou ontem pesquisa sobre a avaliação do Congresso. Seu trabalho é aprovado por 12% dos consultados. A atuação dos parlamentares é rejeitada por 78% dos ouvidos.
Pagando a conta
Era previsto. São os efeitos do petrolão. O candidato de Quaquá, prefeito de Maricá e presidente regional do PT, Fabiano Horta, sai atrás em pesquisa GPP. Ele tem 26,4%, contra 31,5% do candidato do DEM, Marcelo Delaroli.
O ministro Mendonça Neto ficou muito “chateado” pela referência ao seu nome nos papéis da UTC. Mas registra que não foi alvo de qualquer delação.
Com Amanda Almeida, sucursais e correspondentes