O Globo | Panorama Político

Ilimar Franco – ilimar@bsb.oglobo.com.br

Nordeste sai insatisfeito

Os governadores do Nordeste não saíram satisfeitos com a renegociação da dívida. Nem tudo é festa. Eles querem a inclusão, no acordo, dos débitos com o ‘BNDES Estados,’ que financia investimentos produtivos e em infraestrutura. O presidente interino, Michel Temer, recebeu o recado e disse que ia ouvir Meirelles. Para eles, o acordo beneficiou os que tinham maiores dívidas com a União.

Dois Brasis

Os estados com maiores dívidas com a União são São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Somam um débito de R$ 424,2 bilhões. Enquanto isso, os nove estados do Nordeste têm uma dívida de R$ 23,2 bilhões.

“Renegociamos a dívida pública, mas alguns estados têm dívida com 0 BNDES. Acho fundamental estender os termos para a dívida dos estados com o BNDES” / Renan Calheiros – Presidente do Senado e pai do governador Renan Filho (AL)

Embolado

O batalhão do presidente interino, Michel Temer, corre para votar o impeachment na comissão e no plenário do Senado. A tropa da presidente afastada, Dilma Rousseff, segura o jogo. O governo está preocupado com a coincidência da votação do impeachment com o prazo das convenções para as eleições municipais (20/7 a 5/8).

‘Nem esquerda nem direita’

Os principais dirigentes do centrão se reuniram e concluíram que a Câmara não pode ser dirigida por nenhum dos extremos: PT ou PSDB. Eles estão construindo uma candidatura que represente a média da Casa. O nome preferido é o do líder do PSD, Rogério Rosso, que presidiu a comissão do impeachment. Giacobo (PR), vice-presidente da Casa, também é uma alternativa. Apesar de o presidente afastado, Eduardo Cunha, ter dito ontem que não renunciará ao mandato, os líderes do centrão trabalham com essa alternativa. “O Eduardo pode renunciar a qualquer momento” diz um dos que sempre foram aliados do presidente afastado.

Política de segurança máxima

Parlamentares relatam que a moda de guardar celulares em caixas em reuniões ultrapassou os limites do Planalto. Dizem que caciques políticos também andam pedindo que os aparelhos estejam fora das conversas em suas casas.

É proibido fumar

Anfitrião do jantar para senadores com Michel Temer na noite de ontem, o senador Zezé Perrella (PTB) é conhecido por um hábito politicamente incorreto. Ele fuma em locais fechados, o que é proibido por lei. Um deles é o seu gabinete, que fica próximo ao da presidência do Senado.

Eleições já ou em 2018

MST é contra a realização de novas eleições agora. A tese, que está em debate na esquerda, para o presidente do MST, Gilmar Mauro, é uma forma de consolidar o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff.

Velho Chico

Planalto decidiu reforçar o cabia do Ministério da Integração, responsável pela obra da transposição do Rio São Francisco. O ministro Helder Barbalho pediu e levou. Os novos recursos são para revitalizar as nascentes do rio.

EXCLUÍDO do primeiro Ministério de Michel Temer, a bancada do PMDB de Minas na Câmara quer emplacar um nome no Ministério do Turismo.

Com Amanda Almeida, sucursais e correspondentes panoramapolitico@oglobo.com.br ‘

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *