O Globo: Panorama Político

Ilimar Franco

llimar@bsb.oglobacom.br

Expectativa

As organizações que estiveram à frente do protesto de 16 de agosto, pelo impeachment da presidente Dilma, não estão chamando nas redes sociais a manifestação de amanhã. O presidente do PSDB, Aécio Neves, também não declarou apoio ao movimento, como fez em agosto. Os tucanos tiraram o pé do acelerador. O ex-presidente Lula diz aos petistas que a ebulição política acabou.

Acabou a festa

Depois do refresco que a oposição está dando ao governo para aprovar a DRU, a guerra vai ser retomada na discussão do PL 5. O projeto muda a meta do superávit primário do governo para 2015. A oposição avalia que, sem essa alteração, a presidente Dilma estará descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Vamos voltar a ser oposição” define o deputado Marcus Pestana (PSDB). O PL5 dependerá apenas da base do governo para ser aprovado na Comissão de Orçamento e na sessão do Congresso. Resignado, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), afirma: “O governo tem que ter os votos para aprovar. O projeto tem que ser votado”

“0 brasileiro já se indignou. Agora, precisa se preocupar com outras coisas. Ninguém mais tem tempo ou saco de discutir permanência ou queda do governo do PT”

Klm Kataguirl, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre, em artigo

Virar a página

Carro-chefe da economia, o agronegócio quer o fim da novela impeachment. Entidades do setor pediram à bancada ruralista para enterrar a crise política. Seu coordenador, o deputado Marcos Montes, diz: “Ou se arquive ou se desencadeie”

Four de ases

O PMDB do Senado vai ampliar seu poder de fogo.

Na terça, o senador Blairo Maggi vai se filiar à sigla.

Ele é o atual líder do PR e integra a bancada ruralista.

A legenda governista, que recentemente filiou a ex-petista Martha Suplicy, passará a ter uma bancada de 19 senadores. Ele é favorável à legalização do jogo no Brasil e é relator do projeto em debate.

Uma visão da realidade

Acossado pelo PGR e pela Comissão de Ética, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, diz a seus aliados que não teme o desfecho do processo. Apesar do noticiário negativo e do voto aberto, continua confiante no voto dos que o elegeram.

Me olha, me enxerga, me vê

A presidente da Comissão de Orçamento, Rose de Freitas, batia papo enquanto Danilo Forte pedia mais recursos para evitar tragédias como a de Mariana (MG). Ele queria atenção, e como o ocaso atingiu cidades capixabas, berrou: “Senadora, presta atenção! Isso te interessa, já que quer ser governadora do Espírito Santo!”

Massacre na taba

A Funai não terá boa vida. A comissão da Câmara que analisa projeto pelo qual a demarcação de terras indígenas passará a ser decidida pelo Congresso é dominada pela Frente Ruralista. Eles já são 25 dos 34 integrantes indicados para a CPI.

Cadê a política?

Foram 33.911 mil as interações de outubro num dos canais de comunicação da Câmara, o Facebook. Foram 2.884 sobre transporte de animais em viagem; 2.454 sobre viagens com vans; e 1.720 sobre o Estatuto do Desarmamento.

suntuosidade. O vice Michel Temer foi a Angola, na festa de 40 anos da independência. Relata que a nova sede do Congresso local é luxo só.

Com Amanda Almeida, sucursais e correspondentes panoramapolitico@oglobo.com.br

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *