O Globo Online: Relator apresentará voto sobre impeachment na quarta

Presidente da comissão busca acordo para iniciar discussão na sexta-feira

BRASÍLIA – O deputado Jovair Arantes (PTB-GO) avisou o presidente da Comissão do Impeachment, Rogério Rosso (PSD-DF), que estará pronto para apresentar seu voto a partir das 14 horas desta quarta-feira. Rosso já convocou reunião da comissão para esta data e horário. Como deve haver pedido de vistas, que precisa respeitar intervalo de duas sessões, a comissão correrá contra o tempo para cumprir o prazo para a votação, que termina na próxima segunda-feira. Por isso, o presidente do colegiado busca um acordo para tentar iniciar a discussão na próxima sexta-feira.

O voto de Jovair será apresentado menos de 48 horas após a comissão receber a defesa de Dilma. O deputado já afirmou que na parte expositiva do seu parecer vai abordar temas que o governo não deseja que estejam contemplados, como a compra da refinaria de Pasadena, os escândalos de corrupção investigados na Operação Lava-Jato e as pedaladas fiscais de 2014, já condenadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Jovair, porém, disse que ainda decidirá se tais questões estarão na parte da sua decisão que abrange o voto.

Para o governo, cabe à comissão analisar apenas as pedaladas de 2015 e os decretos suplementares de crédito deste ano, uma vez que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao aceitar o pedido rejeitou temas que envolvessem o primeiro mandato de Dilma.

Rosso afirmou que a comissão vem sendo conduzida dentro do rito descrito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e afirmou que vai ter prudência no cumprimento dos prazos para evitar questionamentos jurídicos. Caso não consiga um acordo para abrir a discussão do relatório na sexta-feira, ele pretende abrir a sessão de votação na segunda-feira às 3 horas da manhã.

Eduardo Bresciani

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *