Prefeito terá que expliacar sobre a presença de feiras clandestinas de comércio de animais
BRASÍLIA – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), foi convocado para prestar esclarecimentos na CPI dos Maus-Tratos dos Animais, na Câmara dos Deputados. O presidente da CPI, Ricardo Izar Júnior (PSD-SP), é o autor do requerimento. Ele disse que há meses vem tentando uma audiência com o prefeito, sem sucesso. Convocado, Haddad terá que comparecer. Izar quer ouvir Haddad sobre a presença de feiras clandestinas de comércio de animais na capital paulista. A convocação foi aprovada ontem, terça-feira.
– Há meses vemos tentando contato com o prefeito. Primeiro, pedi audiência com ele, não obtive resposta. Depois, sugerimos que ele, ou qualquer outra autoridade da Prefeitura, fosse convidada para falar sobre o assunto. Também não obtivemos resposta. A solução foi aprovar sua convocação – disse Izar, que afirmou, depois da aprovação da convocação, ter recebido ligações de assessores do prefeito tentando reverter a situação.
– Agora é tarde – disse Izar.
Integrantes da CPI visitaram, em São Paulo, a feira de Jacu-Pêssego, e, segundo Izar, constataram venda de animal silvestre. “O prefeito da cidade de São Paulo pode esclarecer a razão do funcionamento dessas feiras e eventuais medidas fiscalizatórias, visando evitar os maus tratos a animais”.
O parecer de convocação de Haddad foi aprovado com a presença de apenas três deputados na CPI.
Evandro Éboli