O Globo Online: Centrão tentará alterar eleição para Presidência da Câmara para terça

Líderes decidem assinar pedido de convocação de reunião da Mesa Diretora para segunda /

BRASÍLIA – A disputa pelo dia em que será realizada a eleição para o sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) continua na Câmara. Para tentar cancelar a decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de marcar para a próxima quinta-feira a eleição da Presidência da Casa, líderes do Centrão decidiram assinar pedido de convocação da reunião da Mesa Diretora para a próxima segunda-feira, às 15h. A ideia é reunir a Mesa Diretora e cancelar a decisão de Maranhão, mantendo a eleição na terça-feira.

A decisão foi tomada em reunião realizada agora há pouco na Liderança do PTB. A convocação da reunião da Mesa Diretora está assinada por líderes ou vice-líderes dos seguintes partidos: PMDB, PEN, PR, PSD, PV, PP, PTB, PSC, PTN, PT do B, PSL e Solidariedade.

Além da tentativa de referendar a eleição na terça-feira por meio de decisão da Mesa Diretora, os líderes do Centrão estão convocando também nova reunião dos líderes da Casa para debater o tema no final da tarde de segunda-feira. Alguns parlamentares afirmam que Maranhão teria sinalizado que não desejava realizar eleição nem na quinta-feira por ter autorizado a retirada das urnas do prédio da Câmara.

– O que nos parece é que não teremos eleição nem na quinta. Recebemos a informação de que as urnas foram recolhidas. Tudo leva a crer que não teríamos na quinta – afirmou Rogério Rosso (PSD-DF).

Rosso continua negando a candidatura, mas disse ter recebido mensagens e ligações de centenas de deputados pedindo que entre na disputa. Afirma preferir trabalhar para construir um nome de consenso na base de Michel Temer.

Gostaria de ser agente do entendimento em torno de um nome. Acho que temos melhores nomes, mais preparados, mais experientes – diz.

Ele minimiza a força de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de quem é aliado, na sucessão. Ressalta que o colega não poderá nem votar.

Antes de remarcar a data de votação, Maranhão demitiu nesta sexta-feira o secretário-geral da Mesa, Silvio Avelino, que ontem acatou requerimento apresentado por partidos do centrão convocando a eleição para a próxima terça-feira. Wagner Soares Padilha sai da Liderança do DEM para ser secretário-geral da Mesa Diretora e Lourimar dos Santos Rabelo deixa a Liderança da Minoria para ser secretário-adjunto.

De acordo com ato de Maranhão publicado hoje no Diário da Câmara, os registros de candidaturas ao cargo de presidente da Casa poderão ser feitos junto à Secretaria-Geral da Mesa até as 12 horas do próprio dia 14. Formalmente na Câmara, estão oficializadas as candidaturas de Marcelo Castro (PMDB-PI), Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Gaguin (PTN-TO) e Carlos Manato (SD-ES).

CANDIDATOS JÁ OFICIALIZADOS

Marcelo Castro (PMDB-PI)

Fausto Pinato (PP-SP)

Carlos Gaguin (PTN-TO)

Carlos Manato (SD-ES)

OUTROS POSSÍVEIS CANDIDATOS

Beto Mansur (PRB-SP)

Rogério Rosso (PSD-DF)

Giacobo (PR-PR)

Jovair Arantes (PTB-GO)

Cristiane Brasil (PTB-RJ)

Júlio Delgado (PSB-MG)

Osmar Serraglio (PMDB-PR)

Antônio Imbassahy (PSDB-BA)

Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Esperidião Amin (PP-SC)

Luiza Erundina (PSOL-SP)

Heráclito Fortes (PSB-PI)

José Carlos Aleluia (DEM-BA)

Hugo Leal (PSB-RJ)

Isabel Braga e Eduardo Bresciani

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *