RIO – A agência de notícias da Câmara dos Deputados brasileira anunciou nesta terça-feira que uma audiência da Comissão de Defesa do Consumidor para apurar denúncias de espionagem foi cancelada, pois os presidentes das companhias Google e Microsoft no Brasil não compareceram à reunião. Segundo o veículo, a abstenção irritou os deputados, que querem esclarecer questões ligadas à política de privacidade das empresas, às ferramentas de busca e às denúncias de espionagem de dados telefônicos e de e-mail de brasileiros.
A secretaria da comissão foi informada que a direção da Microsoft está passando por um momento de transição, considerando que o presidente Michel Levy já havia anunciado – em maio desde ano – que deixaria o cargo. Já o presidente da Google, Fábio Coelho, teria entrado de férias.
– É muita coincidência essas férias do presidente da Google. A Google que não respeita as instituições brasileiras e temos que tomar uma providência em relação à essa empresa, já que há denúncias de que eles estão espionando os dados do povo brasileiro – afirmou o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), presidente da comissão. – Talvez vamos ter que transformar isso em uma CPI para apurar o caso, porque é uma coisa muito grave – acrescentou.
O Senado já aprovou uma CPI para investigar as recentes denúncias de espionagem do governo dos EUA. Ainda assim, Araújo defende que a Câmara faça o mesmo ou que busque uma investigação conjunta com os senadores, por meio de uma CPI mista.