Por conta da possível suspensão da internet com navegação reduzida no celular quando o cliente atingir o limite da franquia contratada — medida já em estudo pelas operadoras do país —, o EXTRA fez uma pesquisa de preços cobrados pelas telefônicas do Rio para checar que pacotes adicionais de dados valem mais a pena, na relação custo/benefício, caso o bloqueio chegue até aqui.
A comparação mostrou que, quanto maior for a franquia, no caso de planos pré-pagos, menor o valor pago por megabyte. Com isso, os usuários — mesmo que não utilizem a internet exageradamente — saem ganhando. A economia por megabyte, entre as quatro operadoras pesquisadas, chega a 73,4% (confira abaixo).
O bloqueio da web passa a ser adotado hoje para os usuários da Vivo no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais e deve ser estendido a clientes de outros estados e empresas.
Para Samuel Rodrigues, analista de telecomunicações da International Data Corporation no Brasil (IDC Brasil), as operadoras querem cobrar pelo excedente para gerar receita extra:
— O usuário deve entender o que ele mais faz. Tem que se conhecer. A partir daí, tem que enquadrar esse uso num pacote.
Créditos sem validade
O prazo de validade dos créditos de celulares pré-pagos poderá ser estendido para até 12 meses após o usuário utilizar o último centavo da carga adquirida. É o que propõe um projeto de lei aprovado, ontem, pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Segundo a proposta — que ainda passará por outras comissões da Casa —, as operadoras somente poderão suspender o serviço totalmente, inclusive com o bloqueio para o recebimento de chamadas, após o prazo de um ano.
O texto aprovado é um substitutivo do deputado Júlio Campos (DEM-MT) ao Projeto de Lei 2.400/2007, de Moreira Mendes (PSD-RO). Na prática, foi feita uma adaptação. O projeto original previa que a empresa de telefonia somente poderia interromper o serviço 24 meses após o fim dos créditos.
Além disso, o projeto inicial propunha a instalação de escritórios das operadoras para o atendimento presencial dos clientes em municípios com mais de 500 mil habitantes. Agora, a proposta é que as cidades tenham mais de 200 mil.
Ainda segundo o projeto, as empresas de telefonia fixa e móvel deverão ter serviços de atendimento gratuitos, por meio de um 0800 ou similar. Se o texto for aprovado pelas comissões e pelo Senado, as operadoras terão 180 dias para se adaptar, contados a partir da publicação da lei.
É preciso definir perfil
Samuel Rodrigues diz que é difícil encontrar uma média diária da quantidade de dados trafegados pelo brasileiro:
— Você tem que estabelecer padrões de consumo: o usuário que abre a internet para ler e-mails e usar o Facebook; aquele que tem foco em assistir a vídeos, como os do Netflix; e o heavy user, que baixa vídeos, jogos e conteúdos mais pesados, usando os pacotes de dados.
Outra vantagem dos pacotes com franquia de dados mais ampla é o tempo maior que o consumidor tem para utilizá-la, já que os pacotes diários só podem ser consumidos até as 23h59m do dia da compra. Se um cliente da Vivo adquirir o pacote de 15MB, diário, mas só lançar mão de 10MB, os outros 5MB serão perdidos. Com as opções mensais, o cliente pode diluir a franquia em 30 dias.